Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Alinhamento dos Planetas !

Nós já vimos no início deste ano, e veremos agora novamente: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ficarão alinhados por alguns dias antes de cada um deles tomar o seu caminho no céu.
A partir desta semana, e durante mais algumas, os cinco planetas poderão vistos a olho nu durante o pôr do sol - no fim de janeiro e início de fevereiro, eles podiam ser avistados apenas ao amanhecer.

Isso só será possível, segundo David Dickinson, do site de astronomia Universe Today, porque antes tínhamos todos os planetas à nossa frente.
"Agora, os vemos do nosso 'espelho retrovisor' porque Marte, Júpiter e Saturno estão na frente, enquanto Mercúrio e Vênus estão correndo para recuperar o atraso", escreveu Dickinson.
Se você estiver em um espaço aberto sem nuvens, a partir desta quarta-feira poderá ver os cinco planetas vizinhos ao sudoeste da Terra.

Para identificar os planetas, preste atenção nas sutis diferenças que você verá no céu. Vênus é o mais brilhante de todos, e Júpiter é o próximo na luminosidade. Ambos ainda são visíveis quando o sol está prestes a se esconder.
Marte, por sua vez, é avermelhado e Saturno, amarelado. Ambos brilham com intensidade semelhante.
Encontrar Mercúrio é sempre o maior desafio porque é o menor planeta e pode se esconder facilmente.
 O astrônomo Jason Kendall, professor adjunto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, publicou em seu canal do YouTube um exercício prático para saber se o que você está vendo é um planeta ou uma estrela.
"Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta ou estrela que você vê no céu. Se a luz se atenuar quando o polegar passar sobre ele, é um planeta. Mas se ela piscar rapidamente é uma estrela", disse.
O truque funciona melhor com Júpiter e Vênus, afirma o astrônomo, porque eles são mais brilhantes.

De qualquer forma, o que precisa ficar claro caso você decida "ir à caça" é que esses planetas são corpos celestes mais brilhantes vistos daqui da Terra - depois do Sol e da Lua, é claro.
Os cinco planetas não voltarão a se alinhar até 8 de setembro de 2040, quando estarão a 9,3 graus no céu.

Há duas maneiras diferentes de se usar o termo alinhamento quando se refere aos planetas do sistema solar.
 A primeira maneira é como se você estivesse de pé sobre o Sol, todos os planetas parecem estar alinhados em uma fileira. Isto é o que a maioria das pessoas pensam quando ouvem sobre o acontecimento do alinhamento planetário. 
 O outro tipo de alinhamento é quando todos os planetas seguem uma linha reta. Em outras palavras, é como se uma linha reta pudesse ser traçada através do centro de todos os planetas .

É impossível ter um alinhamento exato como visto a partir do Sol – onde os planetas se sobrepõem – por causa das diferenças nas inclinações axiais dos planetas. O que realmente vemos no céu é a configuração planetária onde os planetas estão no mesmo quadrante. 
É muito raro que todos os planetas se alinhem exatamente dentro do mesmo quadrante com cerca de 90 ° um do outro . Ter todos os planetas dentro de cerca de 90 ° um do outro só ocorre a cada 200 anos , o que é muito tempo para os seres humanos poderem vivenciar, embora isso não seja nada para o universo. Os planetas se alinham no entanto vagamente com mais frequência do que isso.
Em 2000, cinco dos planetas – Marte, Saturno, Júpiter , Mercúrio e Vênus estavam cerca de 50° um do outro. Você pode ter ouvido muito sobre futuros alinhamentos planetários , incluindo rumores sobre 12/21/2012, quando alguns diziam que o mundo iria acabar. Isso foi tudo um rumor, e não houve alinhamento planetário em 2012
 Uma configuração planetária bastante parecida com essa poderá ser vista novamente em outubro de 2018, sendo diferente da que deve ocorrer em 2042. “Em julho de 2042 a configuração dos planetas será diferente. De qualquer forma, em 2018 teremos uma configuração de posição planetária muito parecida com a que teremos agora em agosto”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depósito de Gelo na Lua!

A agência espacial dos Estados Unidos, a   Nasa , informou que foram identificados dois polos na Lua que comprovam a existência de superfí...