Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2016

O sistema Alpha Centauri.

Alfa Centauri é a estrela mais brilhante da constelação de Centauro e uma das mais brilhantes do céu noturno (visto a partir da Terra). 
Alfa Centauri é na realidade um sistema triplo de estrelas, constituído pelas estrelas Alfa Centauri A, Alfa Centauri B e Alfa Centauri C, ligadas gravitacionalmente entre si. 
Na qual Alpha Centauri A e Alpha Centauri B giram em torno de um centro comum, gastando quase 80 anos para completar uma órbita, já Alpha Centauri C, também chamada de Próxima Centauri, demora mais de um milhão de anos para completar uma órbita em torno das componentes principais e é a estrela mais próxima do Sol, a 4,2 anos-luz; enquanto que o sistema Alpha Centauri AB está um pouco mais distante, a 4,4 anos-luz.
A estrela Alpha Centauri A é uma estrela amarela, cerca de 23% maior que o Sol
Alpha Centauri B é uma estrela laranja com um raio 14% menor que o solar, com indícios de que possa abrigar um planeta, com massa parecida com a da Terra, porém fora da Zona Habitável (muito próximo de sua estrela). 
Enquanto que Proxima Centauri é uma anã vermelha com brilho muito reduzido e diâmetro de 1,5 vezes maior que o diâmetro de Júpiter, tanto que só foi descoberta em 1915 pelo astrônomo britânico-sul-africano Robert Thorburn Ayton Innes (1861-1933).
Com um pequeno telescópio astronômico é possível observar as duas maiores estrelas deste sistema estelar, a Alfa Centauri A e a Alfa Centauri B como estrelas separadas (à vista desarmada parece ser uma só estrela). Ambas as estrelas possuem dimensões próximas da dimensão do nosso Sol. 
O sistema Alpha Centauri é visível em todo hemisfério sul e situa-se a leste do Cruzeiro do Sul. 
A olho nu apresenta-se como uma estrela única de magnitude -0,29. Com telescópios de pequeno porte, como dito acima, já se podem distinguir a Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. Já a Proxima Centauri, em virtude de sua cor alaranjada e tamanho reduzido, só pode ser observada com telescópios de maior abertura.

O nome da estrela mais brilhante da constelação de Centauro é de origem árabe. Rigel Centaurus ou Rigil Kentaurus ou Rigil Kent provem da frase em árabe Rijl Qantūris ou Rijl al-Qantūris, que significa o "Pé do Centauro". O outro nome alternativo é Toliman, que também vem do árabe al-Zulmān e significa "o avestruz"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo sobre Sondas Espaciais !

  O  Clube Astronômico Amador Paraibano   organizou as informações essenciais para conhecer melhor as   principais sondas espaciais. Em uma...