Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O que é uma Super Lua?

O que é uma Super Lua? Apesar do nome poder sugerir a ocorrência de um fenômeno astronômico bastante significativo, tal não é bem assim. A Super Lua é um fenômeno bastante discreto e até mesmo imperceptível para a maioria das pessoas. Vamos neste artigo tentar esclarecer esta questão.
Antes de mais nada, temos de ter em mente que a Lua, ao longo sua órbita ao redor da Terra, não está sempre à mesma distância da Terra. A distância da Lua à Terra varia entre cerca de 363.104 km (perigeu) e 405.696 km (apogeu). A Lua demora cerca de 27,3 dias terrestres a completar uma volta ao redor da Terra, e durante esse tempo a distância varia entre o perigeu e o apogeu atrás mencionados.

Por outro lado, como facilmente verificamos, a Lua vai mudando de fases ao longo do tempo num ciclo que se repete a cada 29,5 dias terrestres. Ou seja, a cada 29,5 dias ocorre uma Lua Cheia.

Assim, temos uma Super Lua quando ocorre uma Lua Cheia num momento em que a Lua está próxima do perigeu (ponto da órbita mais próximo da Terra). Para sermos mais precisos, podemos dizer que ocorre a Super Lua sempre que na fase de Lua Cheia, a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu. Isto faz com que aquela Lua Cheia pareça maior do que as outras Luas Cheias. Daí, por vezes, dar-se o nome a este fenômeno de Super Lua Cheia.


Porém é importante referir que a diferença de tamanho e de brilho não é muito significativa, sendo que passa despercebido ao comum dos observadores. 
Assim, o nome pode ser considerado até um pouco sensacionalista. Apesar de tudo, com recurso à fotografia, é possível constatar que de fato, vista da Terra, uma Super Lua Cheia é um pouco maior que as outras Luas Cheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depósito de Gelo na Lua!

A agência espacial dos Estados Unidos, a   Nasa , informou que foram identificados dois polos na Lua que comprovam a existência de superfí...