Translate

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Imagens de Júpiter Feitas Pela Sonda Juno !

Essa imagem, feita pelo imageador JunoCam, a bordo da sonda Juno da NASA, destaca a sétima das oito feições que formam um colar de pérolas em Júpiter, massivas tempestades em sentido anti-horário que aparecem com forma ovalada no hemisfério sul do gigante gasoso. Desde 1986, essas formas ovaladas brancas têm variado num número de 6 a 9. Atualmente existem 8 dessas formas visíveis.
A imagem foi feita no dia 11 de Dezembro de 2016, às 15:27, hora de Brasília, quando a sonda Juno estava realizando sua terceira passagem próxima de Júpiter. No momento em que a imagem foi feita, a sonda estava a 24600 km de Júpiter.

A JunoCam, é uma câmera colorida, que opera na luz visível e que foi desenhada para registrar impressionantes imagens dos polos de Júpiter e do topo de suas nuvens. Como olhos da Juno, ela irá fornecer uma visão de grande angular, ajudando a fornecer o contexto para os dados coletados pelos outros instrumentos da Juno. 
A JunoCam foi incluída na sonda especialmente com a proposta de engajar o público, embora suas imagens serão de grande utilidade do time científico, ela não é considerada um instrumento científico da missão Juno.


O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão Juno para o principal investigador da missão, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A missão Juno é parte do programa New Frontiers, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center, em Huntsville, no Alabama, para o Science Mission Directorate. A empresa Lockheed Martin Space Ssytems, de Denver, construiu a sonda. O JPL é uma divisão do Caltech em Pasadena na Califórnia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depósito de Gelo na Lua!

A agência espacial dos Estados Unidos, a   Nasa , informou que foram identificados dois polos na Lua que comprovam a existência de superfí...