Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Eclipse Lunar Penumbral e Cometa nos Céus do Brasil !

Na noite de sexta-feira para sábado, o céu já seria especial só por a lua poder ser observada na sua totalidade. Porém aos amantes da astronomia, poderão assistir a dois espetáculos importantes, o Eclipse Lunar e a passagem do Cometa 45P, que este, só será observado com o auxílio de equipamentos.


Chama-se eclipse penumbral da lua e, quando a lua sai da umbra escura da Terra, e passa  pela penumbra da Terra, a sombra mais escura do nosso Planeta, resultando numa variação do brilho da Lua. Apesar de não ser tão visível quanto um eclipse total, o fenômeno do próximo dia 10 de Fevereiro, será o melhor possível em termos de observação. De acordo com a Nasa a melhor visualização do eclipse será nos países da América do Sul, especialmente no Brasil, Américas Central e do Norte. Na África, Ásia Ocidental e Europa. O horário varia conforme o local .
Depois do eclipse, às primeiras horas da madrugada de sábado, o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, que já foi visível no final do último ano, vai aproximar-se do planeta Terra, passando mais perto do que qualquer outro cometa desde há 30 anos. Porém a Nasa já informou que o mesmo fará a maior aproximação no dia 11 de Fevereiro, quando o cometa ficará a 0,08 UA (unidades astronômicas), equivalente a 7,4 milhões de milhas da Terra.

Ele tem o tom de Verde-Azulado e se move muito rápido , a cerca de 9 graus por dia. O 45P só retornará em 2022 e talvez seja difícil visualizar a olho nu, segundo a Nasa, que aconselha o uso de binóculos para visualizá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colisão de Galaxias By Hubble

O universo é um caldeirão borbulhante de matéria e energia que se misturaram por bilhões de anos para criar uma mistura de nascimento e de...